O autodesenvolvimento é possibilitado através de um maior conhecimento da pessoa, também chamado autoconhecimento. Ao se conhecer, o indivíduo identifica e entende o precisa para conseguir superar seus limites e desenvolver novas habilidades, evoluindo e aprendendo a progredir gradativamente.
Com esse processo, ao longo do tempo a pessoa fica mais adaptável à mudanças, consegue focar com maior precisão os seus objetivos, escalonando metas e lidando com os desafios diários, além de desperta o que há de melhor nela, tanto na vida pessoal como na profissional.
O autodesenvolvimento é um processo progressivo, atingido através de um trabalho de coaching e técnicas de autoconhecimento. Além disso, poderão ser utilizadas algumas técnicas terapêuticas, tais como:
Grande aliada como ponto de partida para o autoconhecimento. Através da análise da íris dos olhos é possível identificar padrões emocionais e traumas que repercutiram em crenças e valores de vida.
Através de sinais e sintomas físicos, a metafísica ajuda a compreender padrões de sentimentos, comportamentos, conflitos, para serem trabalhados durante as sessões de aconselhamento metafisico, e como base de compreenção para a elaboração e estratégias dos atendimetno em terapias integrativas.
Sistema de Autoconhecimento que vêm de tradições antigas, fundamentado por pensamentos gregos, filosofias herméticas, entre outras, tendo passado pelas mãos de diversos filósofos como Gurdjieff e Oscar.
Através dele é possível compreender um pouco mais sobre o comportamento humano, o que fazemos, nossa motivação, nossas estratégias comportamentais, entre outras situações, proporcionando o desenvolvimento pessoal.
A hipnose poderá atuar como coadjuvante do tratamento, auxiliado no entendimento de fatores do passado que ocasionaram a forma de ver e viver diferentes situações.
Ajudará a lidar com emoções e sentimentos identificados no decorrer da terapia, auxiliando o indivíduo a lidar com sentimentos que estão em conflito, que nega ou que precisa modificar, como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, entre outros.
Processo norteador da terapia, com objetivo de mudar padrões comportamentais e emocionais, através do autoconhecimento, com objetivo do indivíduo sentir-se mais realizado e ser o protagonista da sua vida, lidando e eliminando tudo o que não é viável para o seu desenvolvimento saudável - físico e emocional.
Também conhecida como a Ciência da Felicidade Autêntica. Com emfoque totalmento diferente, as abordagens envolvem emoções, características positivas para suplantar as negativas e os problemas.
A idéia é, através do conhecimento das nossas virtudes e Forças de Caráter, fortalecendo o positivo, as relações saudáveis, os problemas perdem a intensidade e a pessoa está mais fortalecida para enfrentar as situações.
Utilizando as Abordagens P.E.R.M.A. e as Virtudes e Forças de Caráter, a pessoa alem do autoconhecimento desenvolverá o sentimento de Felicidade Autêntica e Bem-estar.